Domingo 31/07, sol rachando a calçada, temperatura por volta dos 30 graus.
Para quem ainda tem dúvidas, sim aqui faz calor, e muito calor no verão. Não deve em nada para o calor de Floripa. A umidade também é muito elevada devido ao enorme Ontario Lake.
Após acordar, tomar um café e conversar com a minha "mãe" canadense (como todos na escola chamam a família homestay), fui bater perna em direção a Downtown.
Se locomover em Toronto é muito fácil, o transporte público é bem eficiente e atende a demanda da cidade (palavras de cidadãos daqui). Realmente só vi confirmações disso até agora.
O ticket vale para ônibus, metrô e o street car, que é uma espécie de um bondinho que anda pelas ruas da cidade. Existem diversas formas de adquirir o ticket:
Single - $3,00
Day Pass - $10,00 (pode andar ilimitadas vezes durante o dia de vigência do cartão)
Weekly Pass - $36,00 (pode andar ilimitadas vezes durante a semana de vigência do cartão)
Monthly Pass - $121,00 (pode andar ilimitadas vezes durante o mês de vigência do cartão)
Para moradores de Toronto existem outras formas de aquisição dos passes, mas para os turistas o que interessa são esses que citei. Maiores detalhes podem ser encontrados no site da
TTC (Toronto Transit Comission).
Com exceção do single, todos os outros são cartões magnéticos na qual é só passar na catraca da estação de metrô ou mostrar na entrada do ônibus ou do Street Car. Aqui existe integração de verdade.
|
Street Car |
Chegando na Victoria Park Station, comprei meu weekly pass (vou comprar 3 no total, um para cada semana) e lá fui eu desbravar a cidade.
Os trens do metrô são antigos, mas todos climatizados. As estações também são bem antigas.
Mas conforme campanhas que andei vendo, várias estações serão reformadas assim como novos trens irão entrar em circulação até 2014.
Desci na estação Union, que é uma das maiores da cidade, se não for a maior. Nessa estação pode-se andar em uma parte da famosa Toronto Underground Walkway, ou simplesmente PATH, que é um enorme subsolo debaixo do centro da cidade com diversas lojas, restaurantes, bancos, bancas de jornal entre outros comércios. Muito utilizado no rigoroso inverno que tem por aqui.
Mal sai da estação e já vi uma parte da CN Tower. :)
Primeiramente fui achar o prédio aonde fica a PLI, muito bem localizado por sinal.
Andei na região da torre, no lado da CN Tower está presente o estádio Rogers Centre. O Rogers Centre é casa do time local de beisebol Blue Jays. O Blue Jays é um dos times que participa na MLB (Major League Baseball) que inclui times dos EUA e Canadá. Fui obrigado a dar uma passada na loja do Blue Jays e comprar uma camiseta, hahaha.
Por volta do estádio tinha milhares de pessoas, e logo me dei conta que era dia de jogo e que estava quase na hora do início da partida. A partida foi contra o Texas Rangers. Quero ver se consigo assistir uma partida durante minha estadia em Toronto. Aproveitei e peguei um calendário de jogos no estádio. :)
Era difícil acreditar que o centro da cidade estava tão cheio de gente em pleno domingo.
Lojas, praças, parques, shoppings, todos estavam muito movimentados.
O centro da cidade é muito bonito, várias atrações, uma arquitetura perfeita para dezenas de fotos.
Toronto City Hall (prefeitura da cidade), Old City Hall (antiga prefeitura) são uns exemplos, e ainda tem os prédios do Financial District.
O passeio nesse dia foi para começar a me situar na cidade que ia curtindo ainda mais a cada hora que passava.
|
City Hall |
|
Old City Hall |
Almocei em um pub chamado Elephant & Castle, fica na esquina da King Street West com a Simcoe Street. Muito bom, gostei bastante e recomendo.
|
Elephant & Castle Pub |
Como ainda estava muito cansado por causa da minha viagem, fiquei só passeando por Downtown mesmo e foi um passeio muito bom e agradável de se fazer.
Próximo post falo sobre o passeio nas Ilhas de Toronto. Foi D+