sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Felice 2010! Reveillon em Roma

Enquanto muitos estavam nas filas de supermercados lotados comprando carne e skol (nada contra, eu estava morrendo de vontade de fazer isso), colocamos o despertador para as sete da matina do dia 31/12/09. Quem deu a dica foi um colega de quarto, um francês chamado Laurent (também conhecido por Looloo). A dica consistia em chegar bem cedo no Vaticano para evitar as filas dos fiéis (e turistas) fervorosos.


Tomamos um café no Hostel, e fomos com mais dois brasileiros (Diego e Daniela) que conhecemos no Hostel. Pegamos uma linha que vai até próximo do Vaticano (e o metrô já estava lotado) - Cabe lembrar que Roma só tem 2 linhas de metrô, e o transporte coletivo para as nove da noite no dia 31/12.

Chegamos no Vaticano, e já havia uma fila quilométrica (o Vaticano estava um inferno!). O Rodrigo como um bom católico, e eu como um bom turista ateu, ficamos na espera. Após cerca de menos de uma hora conseguimos entrar no Museu do Vaticano (e não aceitaram novamente a minha carteira de professor-sul-americano-sem-dinheiro-no-bolso-sem-amigos-importantes).



O Museu do Vaticano é de cair o queixo. O mais legal é o acervo que não é cristão (na minha opinião). Uma vasta coleção de obras da cultura egípcia (ok, uma múmia não é necessariamente um "obra"); greco-romana; etrusca... enfim muita coisa. Levou quase uma manhã inteira, até chegarmos a Capela Sistina.

Só tenho uma frase para descrever a Capela Sistina: "Michelangelo é do c@r@lho". E olha que eu sabia que Michelangelo não era só uma tartaruga ninja (não sou tão leigo assim em arte! Cazzo!).

Saímos do Museu do Vaticano, nos perdemos dos nossos novos amigos brasileiros, e paramos em um restaurante que servia pizza (dã! e qual ristorante em Roma não serve!).

Logo depois fomos até a Basílica de São Pedro. Havia milhares de fiéis (todos fiéis, claro!) para entrar na Basílica. O Rodrigo ficou, e eu desisti, não sou fiél e turista suficiente para aguentar mais uma hora de fila. Depois ele me disse que a Basílica é muito fod@ (não com estas palavras, mas o sentido é o mesmo).



Tiramos uma soneca para nos prepararmos para o Reveillon no Coliseu. Acordamos e bebemos com uns colegas escoceses, que gentilmente nos pagaram uma rodada de bebidas (claro que os rapazes de saiote estavam bêbados e se achando ricos).


Depois paramos em um restaurante e comemos um ótima Lasagna. Tudo bem que os garçons eram indianos... mas aqui na Itália, qual garçom não é?

Umas 10:30h fomos até o Coliseu sob uma chuva Colossal (meio cacofônico, não?). E o pior: Não era mais possível entrar por causa da quantidade de pessoas... FARABUTTO!!!

Nem tudo estava perdido. Nosso amigo francês sugeriu que fôssemos até uma praça "perto", que estava rolando alguma coisa. Depois de cerca de uma hora de caminhada, debaixo da chuva, chegamos em um local muito bonito. O local ficava mais alto, acima do Palatino e era possível ouvir o som do Coliseu, e tinha uma vista maravilhosa dos fogos.

Valeu a pena, tenho que admitir: França 1 X Brasil 0.

Foi uma das imagens mais bonitas que terei gravada em minha mente (e não estou sendo sarcástico nesta frase). Fiquem com o vídeo que postei hoje.


Feliz Ano Novo!
Feliz Año Nuevo!
Feliç any nou!
Felice Anno Nuovo!
Bonne année!
Happy New Year!

2 comentários:

  1. Que 2010 seja tão bonito e iluminado como esses fogos "sagrados" do Vaticano! Feliz 2010 pra vcs!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Querido adorei a surpresa!!! Pelas bandas da Inglaterra os transportes param as 22h. mas no Natal, dia 25/12 nada funcionou!! Tudo pára! Por aqui passamos o réivellon na peaceful Lewes num pub com rock inglês conver dos The Who. Dancei pra caralho!! Muito bom, mas não teve fogos, nem água, nem chuva ou neve, só frio mesmo, mas dps de umas pints tudo esquenta!! Ah, em Paris se vcs forem comprar souvenir, como imã de geladeira ou chaveiros comprem nas lojas fora do Louvre na Rue de Rivoli, uns 2 quarteirões de lojas em prédio parecidos com o Louvre e têm tb perfumarias. as coisas são pela metade dos preços. No Louvre há várias lojas para outros tipos de souvenir. No Saint german latin (bairro) tb têm várias lojas com camisetas e postais. Grande abraço. e boa viagem

    ResponderExcluir