segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Desventuras em série (em Lisboa)

O Rodrigo está dormindo, então sobrou para mim (Moisés) escrever mais uma página do nosso diário de viagem.

Acordamos cedo, umas 8h da manhã (e nada das malas - leia-se mais um dia sem tomar banho). Tomamos um café simples no Lisbon Poets Hostel (porém eficiente) - Café preto, suco, pão com manteiga, marmelada, e ovos mexidos.

Nossa idéia pela manhã era procurar um supermercado para comprar artigos de higiene pessoal. Acabamos achando algumas coisas interessantes no caminho, como diversas lojas de lembranças (que se assemelham aos nossos R$ 1,99) que são
chamadas por "tabacarias" (embora não vendam só tabaco).

Na volta ao albergue acabamos por passar pelo Elevador de Santa Justa. Lisboa é cheia de ladeiras então existem vários "Sobe e Desces" ou "Ascensores" (no Brasil, conhecidos por elevadores). Muito legal, vale cada centavo (de Euro) pago para subir do Bairro Alto até o Carmo.


Depois disso, resolvemos ir até o Parque das Nações, principalmente para ver o Oceanário de Lisboa. Com uma superdica da recepcionista do hostel, pegamos o Metrô (ou melhor Métro, como os portugas falam) por 1,60 euros (ida e volta).

Chegando lá, estávamos varados de fome, e entramos no primeiro restaurante, que por coincidência era brasileiro... Bem depois compramos um ticket de turista que incluia a visita ao oceanário, ao teleférico, e mais umas paneleirices.



Agora é importante frisar três coisas que valem uma visita a portugal: o oceanário, o teleférico do Rio Tejo e as casas de fado vadio.

O Oceanário é um espetáculo único. Você tem a sensação que está no meio do oceano. Afinal de contas, aonde você pode ficar lado a lado com um tubarão, estando fora da água?



O teleférico do Rio Tejo também é muito bonito. Do teleférico é possível observar a gigantesca ponte Vasco da Gama.

Mais tarde o Rodrigo tentou ligar para o aeroporto de Lisboa e ainda não tinham achado as malas. Sem problemas, o lógico a fazer foi... Achar uma C&A em Portugal! A C&A em termos de variedade é pior que o Brasil (é bem menor), mas em compensação os preços são quase os mesmos.

No hostel foi servido um prato típico português: Bacalhau com batatas, Sangria de Vinho Branco e Mousse de Limão. Ótimo.

Fui tomar banho e quando voltei minha mala tinha voltado! menos a do Rodrigo...

A noite o pessoal do hostel nos levou a uma casa típica de fado vadio (o fado vadio seria o equivalente no Brasil ao samba raiz). A casa se chama "A Tasca do Chico", muito legal, em breve posto uns vídeos da cantoria aqui.



Palavras novas que aprendi em portugal:

Filha-da-putagem: Grande sacanagem
Métro: Metrô
Pai Natal: Papai noel









Um comentário:

  1. Gostei do texto. Bem escrito, com informações precisas e pontuais. Daria um bom jornalista...

    ResponderExcluir