terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Tour pelo Camp Nou

Hoje (dia 28/12), fomos visitar o maior estádio da Europa. Isso mesmo, o maior estádio da Europa em capacidade de torcedores. No total cabem 98.787 pessoas sentadas no estádio Camp Nou (o nome este em catalão, Campo Novo em português) casa do Futbol Club Barcelona. O Camp Nou é considerado pela UEFA um estádio 5 estrelas. Aqui na Espanha apenas 4 estádios tem esse título, os outros 3 são o Estádio Olímpico aqui de Barcelona, o estádio Vicente Calderón do Atlético de Madrid e o estádio do Sevilla. O Santiago Bernabéu está fora, o motivo? Também gostaria de descobrir.

O F. C. Barcelona pode ser considerado o melhor clube da atualidade, por uma razão muito simples, ganhou todos os 6 campeonatos que disputou em 2009. Foram eles: Copa do Rei, Supercopa da Espanha, Supercopa da Europa, Campeonato Espanhol, UEFA Champions League e o Mundial de Clubes da FIFA. Até então nenhum clube tinha conseguido tal proeza.

Aqui o F. C. Barcelona é muito mais que um clube (Més que um club, em catalão), slogan que eles usam e abusam em seus produtos, é uma religião aqui na cidade, representa realmente uma nação. Existem outdoors dos jogadores espalhados pela cidade, demonstrando a raça e a força do clube que a representa.

Descemos na estação de metrô mais próxima que fica a uns 8 minutos caminhando, a primeira impressão não é de ser um estádio tão imponente como o do Real Madrid, pelo fato do tamanho não ser uniforme como o do arqui-rival.



Compramos os ingressos na bilheteria (17 euros) e iniciamos o tour. A visita começou pelo vestiário do time visitante, e logo após para o gramado. Não tínhamos acesso ao banco de reservas, que estava com os bancos todos cobertos. O gramado demonstrava estar um tapete, muito bonito. Ali do campo é difícil imaginar mais de 98 mil pessoas naquele estádio. Em seguida fomos para a sala de imprensa e depois para uma parte intermediária e mais alta do estádio, aonde o visual é bem melhor e pode-se ter uma dimensão melhor da imensidão do estádio.


Subimos mais um patamar, onde ficam os camarotes, com mesas e televisões em frente de cada mesa, sem contar o visual do campo que realmente é um show daquele lugar. Saindo dos camarotes fomos para o museu, na qual logo de cara vimos em destaque os 6 troféus que o Barcelona ganhou em 2009.




E para não ser diferente, o tour finalizou na loja da Nike (patrocinador oficial do clube). Um bonita loja de 2 andares com diversos artigos com a marca do clube. Continha até itens para animais de estimação.

O tour foi muito legal, mas não nos deixou tão impressionado, afinal já tínhamos adquirido uma boa base de comparação. Achamos o museu do Real Madrid infinitamente mais rico e bonito em material. O tour do estádio do Real Madrid é mais abrangente, explora mais as partes do estádio. Achamos as instalações internas do Camp Nou um pouco feias comparando com o estádio Santiago Bernabéu, a comparação era inevitável nesse caso.

Mas a visita valeu bastante, sem dúvida nenhuma, afinal não é todos os dias em que se visita o maior estádio europeu e também casa do melhor clube da atualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário